Caso não consiga visualizar correctamente esta newsletter, clique aqui
logo
ESCRITÓRIOS EM
portugal   espanha   Brasil   Reino Unido   EUA   angola
icHoteis DICAS DE DESTINO
bannerPII
ISTAMBUL
TURQUIA
Istambul é uma das cidades mais bonitas do mundo e paragem obrigatória para quem viaja entre a Europa e a Ásia, razão pela qual sempre foi cobiçada. Encante-se pelos tesouros de outros impérios, descubra sabores e aromas desta cultura e vai ver que irá voltar.
Hotéis
TAKSIM
Midtown
Hotel
Istanbul
tunel
Richmond Istambul
Beyazit
hotel
antik
besiktas
Ciragan
Palace Kempinski
A Visitar
Sultanahmet é a zona antiga onde se concentra a maioria dos locais a visitar, e é a nossa opção para se começar a visita pela cidade, nomeadamente, pela Hagia Sophia, igreja convertida a mesquita pelo império otomano, conhecida por conservar os melhores mosaicos cristãos mas também por ser aqui que se coroavam os imperadores bizantinos; a Cisterna Subterrânea da Basílica, construída em 532, com 336 colunas romanas e ocupando uma área de 10 mil m2, 8 metros de altura e 30 milhões de litros de capacidade; e o Palácio Topkapi, símbolo de todo o império otomano e onde viveram sultões entre os séculos XV e XIX. A Mesquita Azul foi construída no séc. XVII e mantém-se como local de culto com uma beleza que vai impressionar. No que toca a mesquitas, Istambul possui uma enorme variedade: a Mesquita do Príncipe; Fatih, a primeira a ser construída na cidade e onde está o túmulo de Mehmet, o Conquistador de Istambul; Mesquita Aksaray; Suleymaniye; Rusten Pasa; Mesquita Nova e a Mesquita Beyazit, junto à Universidade de Istambul. O Grande Bazar, edificado no séc XV na parte velha da cidade, é ponto de encontro e onde passa um dia inteiro às compras, assemelhando-se a um shopping moderno mas de decoração árabe. Desde aqui, atravesse a Ponte de Gálata até ao bairro de Beyoglu, zona comercial e de animação onde está a Torre de Gálata. Na parte asiática, encontra Uskudar, um bairro mais tradicional e cheio de vida, onde vale a pena beber um chá ou café ou experimentar a comida de rua. As Muralhas de Teodósio, que protegeram Istambul por mais de 1000 anos, têm cerca de 6 kms de extensão e 192 torres e 11 portas que acompanham desde o mar de Mármara até ao Corno do Ouro. Mehmet, o Conquistador, transpôs estas muralhas em 1453.
O que comer?
Especiarias do Oriente, uma enorme variedade de vegetais, iogurtes, frutos secos, mel, chás… tudo isto está na base da cozinha turca de sabores caraterísticos, como o Dólmã, que junta tomate com pimentos ou beringela recheadas com arroz, pinhões e passas; ou o Zeytinyagli que é um prato composto por verduras frias em azeite de oliveira. O mais conhecido talvez seja o Kebab, assado feito das mais variadas carnes em espeto vertical e fatiada. No capítulo dos doces a oferta vai desde Lokum, doce colorido à base de maisena e açúcar; tulumba, bolinhas feitas de massa de farinha de trigo não levedada, fritas e ensopadas em xarope; Kadayif, de mel e macarrão fininho e a famosa Baklava, de massa folhada e várias camadas de amêndoas e pistachos em calda de açúcar ou mel. A finalizar, nada como um típico café turco (e porque não descobrir o futuro nas suas borras?); um chá – Çay – ou mesmo um Raki, licor aromatizado a anis.
Curiosidades
Sabia que no Museu de Antropologia encontra-se o Tratado de Kadesh, uma placa de pedra onde consta o tratado de  paz mais antigo que se conhece? Foi estabelecido entre os Hititas e os Egípcios em 1269 a.C.. É também aqui que estão os sarcófagos de Alexandre e o das Mulheres Enlutadas.
O Aqueduto de Valens, além de um marco arquitetónico, foi utilizado durante séculos para abastecer Istambul com água proveniente das florestas de Belgrado.
A Igreja de São Salvador de Chora vive, ainda hoje, envolta em mistério, não se sabendo quando e por que razão foi construída. Apenas se sabe que no século XIV foi remodelada e ‘in chora’ significa ‘no campo’. Esta igreja possui dos mais belos e frescos bizantinos e mosaicos que contam a vida de Cristo.
Nazar Boncuk é o amuleto de eleição na Turquia. O olho turco protege contra o mau-olhado e inveja e encontra-se em qualquer lado.
Os turcos são fervorosos adeptos de futebol e em Istambul quatro clubes jogam na primeira divisão. Atreva-se a assistir a um jogo de futebol de um dos clubes da cidade e viverá uma experiência incrível.
Ao contrário do que muitos pensam, o idioma da Turquia é o otomano e não o árabe.
Recomendações
Assistir a um espetáculo de danças típicas turcas é uma experiência a não perder. O Hodjapasa Culture Center, perto do Bazar das Especiarias, é o local mais tradicional. Adquira bilhete antecipadamente. Qualquer visita a Istambul deve incluir um hamman para relaxar e um cruzeiro no Bósforo, que dará uma ideia geral da geografia de cidade. Existem inúmeras propostas de percursos, pelo que deve analisar qual melhor se adequa. Em qualquer mesquita é necessário descalçar-se e usar roupa que cubra praticamente todo o corpo. As mulheres poderão ter de usar lenço no cabelo. É totalmente proibido sair do país com antiguidades, pelo que não é recomendado comprar artigos em mercados paralelos. E regateie. Entre táxis e locais de comércio, como o Grande Bazar, o truque é regatear tudo para conseguir qualquer artigo por valores bem mais em conta.
 
fUSO hORÁRIO | +3 UTC
TURQUIA | +90
iSTAMBUL EURO | 212
iSTAMBUL aSIA | 216
€ 1 | 5.1 try
HelpDesk
HELP DESK
helpdesk@abreuonline.com
Emergencia
HELP DESK 24/7
+351 21 010 2693
abreuonline.com
TAKING YOU GLOBALLY
Para deixar de receber esta newsletter, clique aqui