Caso não consiga visualizar correctamente esta newsletter, clique aqui
logo
ESCRITÓRIOS EM
portugal   espanha   Brasil   Reino Unido   EUA   angola
icHoteis DICAS DE DESTINO
bannerPII
Ilha da Madeira
Portugal
Terra-mãe do jogador Melhor do Mundo e vencedor de cinco Bolas de Ouro, Cristiano Ronaldo, a Madeira é também o Melhor Destino Insular do Mundo eleito quatro vezes pelos World Travel Awards. As razões são óbvias e naturais, descubra-as aqui...
Hotéis
funchal
Hotel
do carmo
funchal
Castanheiro Boutique Hotel
funchal
Four
Views Baía
funchal
Pestana Royal Premium All Inclusive
A Visitar
Natureza imponente e origem vulcânica - que dão origem às grutas e ao Centro de Vulcanismo em São Vicente -; gigantescas escarpas e praias de areia preta são paisagem na Madeira, ou como é conhecida, Pérola do Atlântico. O clima é o melhor aliado para a prática de atividades, desde as mais relaxantes, às aquáticas ou náuticas, observação de golfinhos ou passeios pelas levadas nos trilhos da Floresta Laurissilva, classificada pela UNESCO como Património da Humanidade. Construídas a partir do séc XVI, as Levadas levam água desde o Norte ao Sul da Ilha, numa extensão de cerca de 3.000 kms, sendo possível percorrê-las a pé observando paisagens desde os 0 aos 1862 metros. Quem chega à ilha, começa por visitar o centro do Funchal onde pode conhecer o Museu CR7, por exemplo, ou a Sé Catedral, erguida ao estilo Manuelino, entre 1485 e 1514. Funchal é uma cidade pequena e descontraída, segura e cosmopolita. Sobre o mar e com vista para a montanha, possui um dos portos de navio de cruzeiro mais procurados. Os teleféricos são um dos meios de locomoção havendo duas ligações à freguesia do Monte, um desde o Funchal e outro desde o Jardim Botânico, criado no séc. XVII e hoje com 2000 plantas exóticas provenientes dos cinco continentes e algumas em vias de extinção. Já no Monte a grande atração são os carros de cesto, onde durante 2 kms, dois carreiros, trajados de branco e com chapéu de palha empurram os cestos de vime, travando-os com as próprias botas. Outros locais a não perder passam pelo Cabo Girão, Curral das Freiras, Pico do Areeiro, Pico Ruivo, o mais alto da ilha (1861 m de altitude), e Santana, onde estão as casas que servem de cartão-postal ao destino. Aproveite para ver um pôr-do-sol especial no Paúl do Mar, local para a prática de surf e bodyboard.
O que comer?
Apesar de simples a gastronomia madeirense é vastíssima em sabores, tendo por base produtos regionais de alta qualidade. A proximidade com o mar oferece uma infindável diversidade de opções, entre pratos de marisco, peixe fresco, as típicas lapas grelhadas, polvo e camarão, bife de atum e filetes de peixe-espada à madeirense. No capítulo das carnes, a espetada de vaca em espeto de pau de louro com milho frito e o tradicional bolo do caco com manteiga de alho, são das sugestões mais apelativas.
O mercado do Funchal é o local ideal para descobrir a abundância de frutos tropicais, começando pela saborosa banana da Madeira, manga, anona, abacate, maracujá, entre outras. Entre os doces, o exlibris é o bolo de mel, mas a queijada madeirense também é digna de menção.
Sumos de frutas naturais, poncha são outros sabores tradicionais, aos quais se junta o famoso Vinho da Madeira, proveniente de mais de 30 castas e com o qual foi brindada a Independência dos Estados Unidos, a 4 de julho de 1776, segundo consta.
Curiosidades
O apelido ‘Pérola do Atlântico’ nasce da lenda que dita que as lágrimas de Virgem Maria ao caírem no Atlântico - pelo desaparecimento da Atlântida como castigo de Deus - eram pérolas. Na noite de Fim de Ano -, sempre que batiam as 12 badaladas surgia uma luz no céu. Hoje a luz foi ‘substituída’ pelo fogo-de-artifício na noite de fim de ano. Este fogo de artifício e as iluminações de Natal integram o Guiness Book.
Um dos mais conceituados hotéis do Funchal, Belmond Reid’s Palace, celebra 127 anos, e deve o seu nome ao escocês William Reid, que o construiu após fazer fortuna na importação/exportação de vinhos. Em 1949, o Belmond convidou Winston Churchill, primeiro-ministro inglês e Nobel da Literatura, que deixou a sua marca. Em Câmara de Lobos, montou cavalete e tela e pintou a baía que hoje se chama Miradouro Winston Churchill. É na vila piscatória de Câmara de Lobos que pode provar bom peixe e a famosa poncha.
Recomendações
Com um clima marítimo temperado, a Madeira é visitável durante todo o ano, existindo uma agenda de eventos que convida para as Festas de Carnaval, da Flor, do Vinho, para o Festival do Atlântico, de Colombo, etc.
Para visitar locais mais recônditos, e são vários, recomendamos o aluguer de viatura, mas no centro do Funchal não faltam táxis nem transportes públicos. Se decidir caminhar pelas Levadas não esqueça de levar calçado, roupa leve e um impermeável. Recomenda-se ainda uma visita às piscinas naturais de Porto Moniz (hoje já com estrutura que facilita o acesso e melhores condições aos turistas).
Viaje pela estrada ER101, passe diversos miradouros e vá aos agricultores locais comprar frutos tradicionais, como a banana-maracujá, banana-ananás, maracujá-laranja ou maracujá-limão. Já tinha ouvido falar?
 
Current GMT +1h
portugal | +351
madeira | 91
euro | €1
HelpDesk
HELP DESK
helpdesk@abreuonline.com
Emergencia
HELP DESK 24/7
+351 21 010 2693
abreuonline.com
TAKING YOU GLOBALLY
Para deixar de receber esta newsletter, clique aqui